terça-feira, 29 de setembro de 2009

"O Valor da Sustentabilidade"

Em uma palestra na Escola São Paulo, “O Valor da Sustentabilidade”,
Ricardo Guimarães, da Thymus Branding, chamou a atenção da diversificada platéia para a questão da sustentabilidade do ponto de vista da empresa.
A Empresa só terá sucesso se interagir com o meio ambiente, de forma sustentável.
Sustentabilidade no mundo empresarial e na vida é a capacidade que o indivíduo tem de se adaptar, a capacidade de aceitar, absorver a mudança e continuar no mercado, ou na vida se preferir.
O mercado assim como os indivíduos tem que compreender que existe uma interdependência entre as questões da natureza, do mercado, das pessoas; tudo é um sistema que funciona como um rede. A rede é um organismo vivo, como um corpo.
A Empresa, enquanto organismo vivo, é parte integrante de um eco-sistema complexo, com o qual interage e do qual depende.
Os governos, as empresas e as pessoas que agem com esta mentalidade estão integrados ao único futuro possível, o da sustentabilidade.
A empresa que reconhece, aceita e coloca em prática esta realidade adaptou-se e ganha valor intangível, sua cotação sobe, ela lucra, seus acionistas ganham e como ela trabalha em conformidade com a natureza, todos ganham.

Um comentário:

  1. É isso ao. não é apenas o "ponto de vista da empresa", as instituições e indivíduos são interdependentes, e dessas instituições, as corporações têm grandes responsabilidades para com a sociedade, que permite que ela explore recursos, modifique grandes áreas, mexa na água, libere resíduos no ar, crie produtos com um nível x de toxicidade, biodegradabilidade, valor nutricional, etc. Mas também têm resposnabilidade com quem colocou dinheiro naquele negócio para que ele fosse rentável. Sustentável é algo que vê todos os lados dessa questão e faz com que todos ganhem. Fácil nem sempre é...

    ResponderExcluir