quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Andando em São Paulo"

copiando e colando o e-mail de uma amiga, Juliana Costa:

COMO VOCÊ PODE MELHORAR O TRÂNSITO NA CIDADE DE SÃO PAULO?


Você sabia que há muitas formas de aliviar o trânsito da cidade? Coisas simples podem ajudar muito. Veja só o que você pode fazer:


EXERCITE A CARONA SOLIDÁRIA
Dê carona. Se os vizinhos vão se deslocar no mesmo sentido que você, combine esquemas com eles. As mães podem se revezar para levar as crianças ao colégio, e daí por diante.

INCENTIVE SUA EMPRESA A ADOTAR A CARONA EMPRESARIAL
A empresa deve não só incentivar a carona solidária, como proporcionar condições para que este se desenvolva, por exemplo, criando um banco atualizado de dados com os endereços dos funcionários.

A empresa também pode criar um sistema de transporte coletivo que ligue estações de metrô e pontos de ônibus à sede, transportando seus funcionários com segurança e tirando alguns carros das ruas.

EVITE TRÂNSITO
Se você trabalha perto de casa, ou tem a possibilidade de se transferir para uma filial de sua empresa mais próxima de sua residência, vá a pé ou de bicicleta. Procure rotas alternativas, evitando as vias mais congestionadas e com maior concentração de poluentes emitidos pelos veículos.

SE VOCÊ TEM UMA BICICLETA...
Use-a em pequenos deslocamentos, como para ir de sua casa até a locadora, ao parque ou ao cinema. Com um cesto, você pode até mesmo ir à feira.
Lembre-se de tomar alguns cuidados:
- Não ande na contramão, nem sobre as calçadas, para evitar acidentes com pedestres
- Use capacete
- Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus – procure rotas alternativas, usando ruas calmas
- Faça uso de sinais de braço para comunicar suas intenções aos motoristas
- Pedale pelo lado direito da via, a 1m dos obstáculos
- Ao ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando um retrovisor
- Parando no semáforo, ocupe o centro da faixa, evitando ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio

DESCUBRA SUA CIDADE A PÉ
O ato de caminhar faz com que você viva de fato a sua cidade e descubra peculiaridades que não percebe quando está dirigindo ou dentro de um automóvel. Incluir trajetos a pé no seu dia a dia faz você mais saudável e diminui o estresse provocado pelo corre corre.

Pedestres têm direitos. Um dos principais é o da preferência sobre veículos nas faixas de segurança, mesmo quando não há semáforo. Procure estimular motoristas a lembrar disso e, quando for dirigir, não esqueça de dar prioridade ao pedestre.

USE TRANSPORTE COLETIVO
Procure usar ônibus, metrô e trens para fazer seus deslocamentos ou parte deles. Acompanhe os projetos de melhoria do sistema de transporte coletivo e dê sua opinião.
- Consulte os itinerários no site da SP Trans www.sptrans.com.br ou ligue 156 para a Central de Informações

CENTROS COMERCIAIS TAMBÉM PODEM AJUDAR
Se você trabalha em um centro comercial, fale com o administrador para implantar um bicicletário no estacionamento.

Sugira ainda que o centro comercial implante sistema de transporte para buscar funcionários e clientes próximos a estações do metrô

UNIVERSIDADES TAMBÉM PODEM AJUDAR
Se você é universitário, sugira implantação da carona solidária na universidade para reduzir o trânsito nas imediações. A instalação de bicicletários também é importante para incentivar o uso de bicicletas


Acesse nosso site: www.nossasaopaulo.org.br

Um comentário:

  1. Peguei o Metrô hoje da Sé para Corinthians-Itaquera e a toda hora a mensagens de que pegaremos o trem com mais facilidade na próxima segunda-feira à tarde.Teve gente que gargalhou, outras reclamaram, mas o fato é que na próxima semana algo estará mudando na nossa confusão diária... vamos ver!!!!

    ResponderExcluir